terça-feira, 27 de abril de 2010

ECONOMIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE - APANHADO GERAL

O que se pode concluir deste trabalho é a relação proposta pelos três eixos retratados no símbolo do Instituito Triângulo, ou seja, o Tripé da Sustentabilidade formado entre Economia, Sociedade e Meio Ambiente . No Instituto, esse equilíbrio se dá, por exemplo, através da proposta de reciclagem do óleo de cozinha usado, que além de gerar empregos, inclusão social e produzir o sabão ecológico, gera lucros e contribui para a preservação do meio ambiente.

Porém, para que tudo isso dê certo, é necessário um aumento da conscientização sócio-ambiental, por parte de toda a população, mudando seus próprios hábitos diários em nome da colaboração com essa idéia.

Atualmente, a questão da poluição, do lixo, a idéia de reciclagem e preservação ambiental já são temas bastante discutidos em todo o mundo, tendo em vista os impactos ambientais que a Terra vem sofrendo ao longo dos anos sem nenhuma preocupação. Problemas como, aquecimento global e mudanças climáticas vem "alertando" a todos que algo de muito errado está acontecendo, porém ainda são poucos os que se preocupam ou que acham que discussões como essas são importantes.

O problema da poluição das águas, onde o óleo de cozinha usado é um dos causadores, também vem sendo bastante discutido no Brasil, porém, ainda não faz parte da nossa "cultura" guardar o óleo utilizado em um recipiente para encaminhá-lo à reciclagem ou doá-lo à algum tipo de instituto que possa reaproveitá-lo. Porém isso, não é sinônimo de ignorância por parte da população, como já visto nos conceitos da disciplina. É necessário que se haja uma conscientização e explanação sobre a dimensão dos danos que o óleo pode causar quando descartado de forma incorreta. Uma pequena ação, a longo prazo pode fazer toda a diferença. Uma pessoa, ou até um grupo de pessoas pode influenciar outras. Cabe a cada um fazer sua parte nessa empreitada. Você já fez a sua hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário