Sobre o Blog

O QUE VOCÊ FAZ PARA AJUDAR NOSSO PLANETA?

O planeta precisa de ajuda e de mais respeito. Disso todos nós sabemos e, também sabemos o quão isso é importante, pois tem conseqüências diretas em nossas vidas. Mas a questão é: você faz a sua parte nesse sistema todo? Ou pelo menos se preocupa com isso?

Muitas pessoas esperam iniciativas do governo, dos cientistas, do interesse político, porém o que faz a grande diferença e o que traz resultados é o que cada um faz para ajudar. Sabe aquele trabalho “formiguinha”? Então, funciona!!! Só que cada um de nós precisa ter consciência para mudar alguns de nossos hábitos. O aquecimento global, antes de qualquer coisa, é uma questão de ordem moral, que somente a mudança de hábitos e costumes conseguirá reverter a situação lamentável a qual o mundo se encontra. Moral! Você tem noção disso? Tem noção de que algumas simples mudanças no seu cotidiano podem ajudar (e muito!) o nosso planeta? Se cada um fizer seu trabalho formiguinha o mundo vai se recuperar mais rapidamente do que se cada simplesmente sentar e esperar que o governo, os cientistas, o interesse político façam algo por essa causa. Vamos parar de sermos acomodados e realmente agir pelo lugar onde nós moramos e que está pedindo socorro. Afinal, você sabe o que está em jogo?

Estão em jogo as futuras gerações humanas. Se continuarmos a viver como vivemos, se continuarmos a explorar os recursos naturais de modo pouco responsável e todas as outras ações que destrói a Terra, o planeta correrá um risco real de passar por transformações climáticas brutais, e todas as formas de vida sofrerão as conseqüências. Aliás, já estão sofrendo, e todos nós sabemos disso.

O mundo está assustado com as previsões dos especialistas e cientistas sobre o futuro da Terra. Secas e enchentes destruidoras, furacões, calotas polares derretendo, a vida do ser humano e de todas as outras espécies em risco num futuro não muito distante. Mas apenas o medo não levará a nada. É preciso agir.

E aí, vamos começar?!!

Neste blog, você vai encontrar maneiras simples que podem (e devem!) ser inseridas facilmente no seu dia-a-dia e que faz uma diferença enorme para cuidar no meio-ambiente. Por exemplo, o que você faz com o óleo de cozinha já usado? Por favor, não jogue no ralo da pia ou em qualquer outro ralo! Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Isto é equivalente à quantidade que uma pessoa consome em aproximadamente 14 anos de vida! E há outras conseqüências terríveis para quem faz isso, que você vai ficar sabendo aqui junto com outras formas fáceis de agir em prol dessa causa.

Também falaremos sobre o Instituto Triângulo, o qual foi o foco principal do nosso trabalho para conclusão do curso Estrutura e Dinâmica Social da Universidade Federal do ABC. Porém, decidimos não nos limitar apenas a esse parâmetro, pois nós realmente queremos fazer parte dessa corrente que pretende amenizar nosso impacto sobre o ambiente e tornar a convivência social cada vez mais civilizada , claro, incentivar muitas outras pessoas a fazer parte dela também!

Sejam todos bem-vindos!!!