sábado, 24 de abril de 2010

PESQUISA DE CAMPO


Nosso grupo percorreu algumas ruas do bairro Santa Terezinha em Santo André com o intuito de coletar alguns dados, formulados nas seguintes perguntas:

Questionário para a Atividade de Campo

1) O que você faz com o óleo que já foi usado?

2) Você sabe o que se pode fazer com ele?

3) Você conhece o Instituto Triângulo?

4) Você realiza outras atitudes que contribuam para a preservação do meio ambiente?

5) Você acha importantes ações como essas?

Antes de iniciar a pesquisa, discutimos os resultados esperados. Para a primeira pergunta acreditávamos que a maioria das pessoas responderia que jogavam o óleo usado no esgoto descartando-o na pia. Contudo o resultado da pesquisa mostrou o oposto, como podemos observar na figura seguinte, onde a maioria das pessoas entrevistadas doa o óleo usado para instituições que fazem sabão, não necessariamente o Instituto Triangulo, mas outras que possuem pontos de coleta na cidade.



Houve um caso de um senhor de 73 anos que respondeu da seguinte maneira “Guardo o óleo em garrafas de refrigerante e entrego em uma instituição em Santo André, onde eles fazem sabão e cuidam de 130 crianças”. Exemplo de pessoa que além de contribuir para a preservação do meio ambiente, teve o interesse de saber o destino da verba arrecadada pela venda do sabão ecológico.

Na segunda pergunta acreditávamos que a maioria das pessoas saberia que o óleo utilizado poderia ser transformado em sabão, uma vez que essa atividade é muito conhecida tanto para pessoas mais velhas, que aprenderam a fazer sabão com seus pais e avós, que faziam sabão principalmente por motivos econômicos, tanto para jovens que convivem com o assunto de preservação ambiental, e que aprenderam nas aulas de química a reação de saponificação.

E assim foi confirmado durante a pesquisa, onde poucos não sabiam que o óleo usado poderia ter um destino diferente do que o ralo da pia. Houve também duas pessoas que além de conhecer o processo de produção de sabão, sabiam que o óleo usado poderia ser utilizado para produzir combustível ecológico: o biodiesel.



A terceira pergunta visava encontrar pessoas que conhecessem o instituto triangulo, pois este realizou coletas em casas na região do bairro Santa Terezinha durante o inicio de suas atividades em 2002. Nesta questão esperávamos que muitas pessoas conhecessem o instituto, mas somente 2 pessoas o conheciam, isso pode ser explicado pelo fato de que após o encerramento da coleta do óleo de casa em casa, as pessoas deixaram de ter acesso a informações sobre o projeto, contudo como já falado na questão 1, o mais importante é que a grande maioria das pessoas entrevistadas doavam e não jogavam o óleo usado no esgoto.

A quarta questão buscava encontrar pessoas com perfil ecologicamente correto, pois desejávamos obter respostas positivas nesta questão para as pessoas que não jogavam o óleo na pia. E esta idéia foi confirmada, conforme o gráfico abaixo, e também com a resposta das pessoas que jogavam o óleo na pia, pois estas tinham dificuldade de responder se faziam algo para preservar o meio ambiente e quando respondiam diziam que não faziam nada. Dentre os entrevistados, houve um caso marcante, que além de doar o óleo para uma tia, ela também separa o lixo para a reciclagem, coleta água da chuva para lavar o quintal de casa, usa sacola biodegradável no supermercado e compra refrigerantes com garrafas retornáveis.



A quinta questão foi elaborada com o intuito de saber mais sobre a opinião do entrevistado em relação a preservação ambiental e a importância do papel de cada cidadão neste contexto. Com isso foram obtidas várias respostas interessantes, como as seguintes:

Senhor de 73 anos diz : “Sim, todos deveriam tomar atitudes quanto a isso.”

Mulher de 35 anos diz :” Sim, sou professora e acho essencial ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente e ser um exemplo para elas.”

Estudante de 20 anos diz: “Sinceramente eu acho que as pessoas fazem bem pouco! Apenas o habito de guardar o lixo na bolsa ou no bolso e não jogar no chão já é um ato muito importante, pois se todos pensassem assim, muita sujeira poderia ser evitada.”

Senhora de 80 anos diz: “Acho importante sim, mas a povo não tem jeito! Onde você olha tem lixo na rua”, ela diz que a maioria da população não faz nada para reverter a situação ambiental.




Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho! O site está bem feito, com imagens e vídeos bastante pertinentes. Só faltou um pouco de teoria que vocês poderiam ter encontrado no google acadêmico nos artigos de revistas científicas sobre isso. O trabalho de campo foi muito bem feito.
    abs,
    profa. Keila

    ResponderExcluir