domingo, 18 de abril de 2010

COMPRE VERDE

Como nossas compras podem salvar o planeta?

Você já parou para pensar que a fabricação de um produto pode ter destruído muitos recursos naturais para chegar em suas mãos?

Os produtos que compramos deixam um rastro duradouro no planeta. Muitos alimentos, por exemplo, vêm de área de desmatamento. Nossas compras rotineiras envolvem uma cadeia de lojas, indústrias, transportadoras e agricultores que despejam na atmosfera até 77% dos gases que estão mudando o clima do planeta.

A boa notícia é que existem cada vez mais produtos que ajudam a proteger a natureza e garantir que o planeta continuará a nos oferecer um ambiente saudável sem que seja necessário abrir mão dos confortos da vida moderna. Só precisamos saber escolher!

Escolher produtos livres de agrotóxicos, por exemplo. Se você acha caro e inviável comprar esses produtos (apesar de valeram a pena, não só para ajudar o planeta, mas para sua saúde também), outras simples atitudes como buscar informações sobre o que se coloca no carrinho de supermercado também ajudam muito.

Ao fazer boas escolhas nós influenciamos uma cadeia de indústrias e fornecedores cuja política ambiental determina o futuro da vida do planeta.

Uma pesquisa do Instituto Akatu revelou que cerca de 75% dos consumidores brasileiros sabem que têm o poder de influenciar nas decisões das empresas. Mas apenas 24% estão dispostos a questionar os produtores diretamente ou boicotá-los.

Pessoal, não adianta reclamar ou saber as coisas na teoria e não botá-las em práticas; pode ter certeza que isso vai ter retorno desagrádavel em nossas vidas e das futuras gerações, isso só pensando em nós, porque há muitas outras consequências. Vamos agir!!!

A pesquisa também revelou que caiu de 50% para 39% a taxa de brasileiros que confiam na veracidade das ações ambientais e sociais promovidas pelas empresas. O consumidor está mais atento! E essa desconfiança está corretíssima, porque há muita propaganda falsa por aí só para vender. Para não cair em falso marketing, sempre procure por algum certificado ou selo que comprove o que está sendo dito, se não tiver, desconfie! Além disso, procure por mais informações sobre o produto, com a internet essa tarefa se tornou bem mais fácil, ou até mesmo telefone para o serviço de atendimento ao consumidor indicado no rótulo.

A figura abaixo mostra de onde vêm as poluições mundiais de gás carbônico, indicando quanto poluem as principais atividades econômicas.



Fonte da foto: Agência Internacional de Energia.



A próxima figura mostra o quanto nosso prato de comida pode poluir o planeta, considerando a queima de combustíveis fósseis no transporte dos alimentos até a sua mesa.



Fonte da Foto: PriceWaterhouseCoopers.

Para melhor visualização dessa figura acesse este link: http://http://vamosinteragir.files.wordpress.com/2009/01/prato_co2.jpg

Portanto, está aí mais uma atitude simples, como ter cuidado ao escolher as coisas que se coloca na mesa, que ajudam nosso planeto e sua saúde també!!!

Fonte: Revista Época (nº 515, edição de 31 de março de 2008).





Nenhum comentário:

Postar um comentário